segunda-feira, 22 de julho de 2013

CRUZEIRO PELO CARIBE

Show aéreo na Sun'Fun

Há alguns anos a Feira de Aviação Sun'Fun, considerada uma das maiores feiras de aviação experimental do mundo, faz parte da nossa programação anual de viagens. Ela acontece, via de regra, em Abril na cidade de Lakeland, na Flórida. Geralmente, ficamos hospedamos em Orlando e aproveitamos para passear e fazer compras. Nesse ano, resolvemos complementar a viagem com um cruzeiro pelo Caribe, terminando com uma visita à Key West para matar saudades.

Organização da viagem: Com a ajuda do nosso agente de viagens, Paulo da AeT Turismo, pesquisamos passagens, hotéis, navios e atrações. Definimos uma semana em Orlando para ir à Feira; uma semana de Cruzeiro pela empresa Princess, um semana para visitar Key West e Miami. O hotel escolhido em Orlando foi o excelente Hampton in, na International Drive. Nas outras cidades resolvemos utilizar os livretos de descontos em hotéis, facilmente encontrados em restaurantes e praças de alimentação da Turnpike. Decidimos ainda conhecer Clearwater, uma cidade pequena perto de Tampa, boa para fazer compras, e logo após visitar o Sawgrass Mills, o grande shopping de Fort Launderdale, excelente para compras.
Clima: Segundo o site Viajando para Orlando, o clima de Orlando é subtropical quente e úmido, destacando-se duas estações distintas, sendo a primeira bastante quente e chuvosa - de abril até outubro e a outra é fria e com chuvas escassas - de novembro a março.
Hospedagem: Existem inúmeros hotéis em Orlando, dos mais sofisticados e caros (dentro dos Parques da Disney) aos mais baratos e simples (localizados geralmente perto da International Drive). Como geralmente passa-se pouco tempo em hotéis sempre escolhemos um 2 ou 3 estrelas mais bem localizado.  
Transportes: O ideal é alugar um carro, visto que há inúmeros lugares para conhecer e passear. Para os novatos em Orlando, consulte o Viajando para Orlando, que tem muitas dicas interessantes.
Atrações: São inúmeras as atrações em Orlando: os parques, os shoppings, passear em Downtown Disney, ir ao Cirque de Soleil. É possível fazer um passeio nos pântanos próximos ao aeroporto (já fizemos e é muito interessante, se sobrar tempo). Realmente, Orlando é uma maratona. É importante um sapato confortável, protetor solar, bonés e para algumas épocas do ano, capas de chuvas.   
Organização do Cruzeiro: Para o Cruzeiro escolhemos conhecer as Bahamas. Começamos a pesquisar as empresas,  entre elas a Royal Caribbean, a Norwegian, Carnival e outras tantas. As cabines externas com varandas, apesar de mais agradáveis, são bem mais caras. Antes de fechar devemos analisar o custo benefício das cabines externas e internas, porque, via de regra, só vamos às cabines para o banho e dormir. Geralmente, nos cruzeiros a pensão é completa, mas as bebidas são pagas à parte. Vale conferir um pacote de bebidas antes. No nosso caso compramos um pacote que incluía água, sucos, sodas e coquetéis sem álcool, por US 7 dólares por dia por pessoa. Os vinhos para o jantar de um modo geral tem preços acessíveis e se você não beber tudo, o garçom etiqueta e guarda para o dia seguinte.
Navio Princess Cruises

Cuidados em cruzeiros: Existem alguns cuidados básicos. Observar se ao comprar o pacote estão inclusas as taxas portuárias e as gorjetas. Ao receber o número da sua reserva, acesse o site para reservar os passeios e as bebidas, que geralmente são cobradas à parte. Fazer um seguro saúde também é importante. Na bagagem roupas leves e confortáveis, mas em alguns navios existem noites de gala que exigem uma produção melhor, vestidos longos, ternos, sapatos e bolsas. No site da Princess Cruises tem algumas dicas que servem para qualquer viagem de navio.
Abaixo descrevemos o roteiro do nosso cruzeiro, que saiu do Porto de Fort Lauderdale:


Interior do navio Princess



Princess Cays
Primeira Escala: Princess Cays é uma praia privativa da empresa Princess na Ilha de Eleutéria, nas Bahamas. Praias com areias brancas e mar turquesa, com estrutura para os passageiros, tais como banheiros, chuveiros, cadeiras de praia. Fomos recebidos com drinks e um delicioso "barbecue". Dentre os passeios oferecidos, optamos por fazer um de catamarã com o fundo de vidro para observação dos recifes de corais e dos peixes, por cerca de US 39 dólares por pessoa. O passeio por cerca de 1 hora foi interessante, mas avistamos poucas espécies de peixes, o que gerou um pouco de frustração. 

St.Marteen
Segunda Escala: St. Maarten situada a noroeste do Caribe e se divide em francesa e alemã. Apesar do idioma oficial ser o alemão, todos falam inglês. Na parte francesa aceitam-se dólares ou euros. A capital do lado alemão é Philipsburg e do lado francês é Marigot. A praia mais famosa é Orient Bay, que possui uma parte reservada para naturismo. St. Maarten é famosa pelo aeroporto, cujos aviões sobrevoam os turistas na praia. Deve-se pegar um táxi para ir até lá, pois não se oferecem excursões, mas cuidado com o tempo para retornar ao Navio, porque podem haver engarrafamentos na volta. Fizemos um passeio pela praia Orient Bay e aproveitamos para fazer um lanche genuinamente francês, com pão francês recheado com presunto e salada. Excelente. Sem querer ser repetitiva, a praia é linda, areia branca e o mar turquesa
.    

Safari Trucks em St. Thomas
Terceira Escala: St. Thomas faz parte das Ilhas Virgens Americanas. Possui um grande duty free, ideal para comprar joias, bebidas e relógios. Os táxis são enormes, chamados de safari trucks, para cerca de 30 pessoas. A praia mais famosa é Magens Bay, considerada uma das melhores praias do mundo pela National Geographic, a cerca de 30 minutos do Porto. Dentre as excursões oferecidas optamos por fazer um tour nesses imensos táxis e ir conhecer essa praia. Realmente, a praia é linda com areia branca, mar azul, água quentinha, estrutura de banheiros, chuveiros e áreas para piqueniques. Passamos uma tarde espetacular.

Magens Bay em St Thomas













Turks and Caicos


Quarta Escala: Grand Turk é uma das 40 ilhas de Turks and Caicos . Há um complexo de piscinas, lanchonetes, lojinhas e estrutura na praia com cadeiras e sombrinhas. Fizemos um tour por cerca de 1 hora, visitando uma mina de sal e um farol antigo, mas não foi muito interessante. Melhor ficar só na praia e levar um snorkel.


Southernmost Point em Key West
Depois de uma semana no mar, retornamos a Fort Lauderdale para continuar a nossa viagem rumo a Key West. Seguimos para Marathon para o hotel que escolhemos, cerca de uma hora de Key West, em virtude do custo benefício. No dia seguinte seguimos para Key West para um city tour de dia inteiro, retornamos no fim da tarde. O passeio até Key West é lindo, passando por diversas pontes, com oportunidade de paradas para fotografias. A cidade também é linda, e vale a visita a Casa de Ernest Hemingway , tomar um chopp no Bar SloppJoes, caminhar pelo Píer para ver o por do sol, tirar fotos do Southernmost Point, o ponto mais ao sul dos Estados Unidos, apenas 90 milhas para Cuba. E caminhar pelo comércio local, cheio de lojinhas de lembrancinhas.


Praia em Key West

No dia seguinte voltamos a Miami, ficamos hospedados em Miami Beach, de manhã um belo passeio a beira-mar, depois comprinhas e no final do dia passear pela Lincoln Road. No outro dia, seguimos para o Shopping Sawgrass Mills para almoçar e fazer as últimas compras antes de voltar ao Brasil. Deixamos aqui algumas dicas para os que gostam de aventuras como nós.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário