quinta-feira, 8 de maio de 2014

CRUZEIRO PELO MEDITERRANEO

Um dos nossos sonhos era conhecer o Mar Mediterrâneo e suas belezas naturais. Para transformar esse sonho em realidade, iniciamos nossas pesquisas em outubro do ano passado. Convidamos um grupo de amigos para se juntar a nós e viajamos com mais quatro pessoas do nosso círculo familiar. Gostaríamos de ter viajado em Abril, mas a quantidade de milhas necessárias seria um pouco maior do que as de Março, porisso, decidimos antecipar a viagem. Depois de efetuarmos as reservas das passagens, contatamos o nosso agente de viagens Paulo da AeT Turismo para as outras reservas (hotel, carro, seguro saúde). Optamos por fazer um cruzeiro da Norwegian Cruise Line, com duração de 10 dias, saindo do Porto de Civitavecchia, passando pela Grécia e Turquia e retornando para a Itália. Desses, a Itália era o único país que já conhecíamos.
Hospedagem:  Chegamos em Roma no dia anterior à saída do Cruzeiro, por isso, reservamos o Hotel Augusta Lucilla Palace, em Roma, um 4 estrelas bem no centro histórico da cidade, perto da estação de metrô Termini, com bons restaurantes e comércio.
Clima: Verificamos a previsão do tempo para o período utilizando os sites Weather Channel  e o Climatempo, e constatamos que teríamos dias frios e chuvosos. Apesar das previsões pessimistas, pegamos um pouco de frio, mas não tivemos chuvas,o que poderia atrapalhar alguns passeios.
Igreja Santa Maria Maggiore em Roma
Atrações: Por meio do site da Norwegian, pesquisamos as excursões disponíveis e optamos por 6 delas, que descreveremos abaixo.
Transportes: Contratamos o traslado aeroporto hotel e o traslado hotel até o porto de Civitavechia, por meio da empresa Agostini Service 3000, e-mail agostiniservice3000@aruba.it, que prestaram um excelente serviço com preço razoável.
Cuidados necessários: O planejamento abrangeu pesquisas sobre as melhores opções de roteiros para o cruzeiro, o clima, a hospedagem no dia da chegada e da saída, os traslados. Para viajar para Europa não é  necessário ter visto, basta apenas o passaporte válido, é exigido também um seguro saúde com valores de assistência de 30.000 euros. Como a maioria dos passeios é feito em sítios arqueológicos muito antigos, um sapato confortável é item obrigatório, a máquina fotográfica indispensável e muita disposição para caminhar.

A seguir compartilhamos um pouco da viagem dos sonhos que virou realidade:

Dia 10/03 - Vôo para Roma com saída de Brasília às 17h45 min. Chegada em Lisboa às 6h da manhã.
Nosso grupo passeando perto do Hotel

Dia 11/03 – Conexão para Roma às 11 h 05 min. Chegada em Roma às 15 horas. Traslado para o Hotel Augusta Lucilla Palace. Após check in fomos fazer um passeio nas imediações do hotel, e procurar um restaurante para jantar. Optamos por um menu turístico por 10 euros por pessoa, incluindo salada, prato principal, sobremesa e uma bebida (água, refrigerante ou vinho).    




Dias 12 a 22/03 - Cruzeiro pelo Mediterrâneo
Day
Date
Time
Activity
Port of Call
Country
Wednesday
12/03/2014
17:00
DEPART
CIVITAVECCHIA (ROME)
ITALY
Thursday
13/03/2014
00:00
CRUISE


Friday
14/03/2014
08:00
ARRIVE-DOCK
OLYMPIA (KATAKOLON
GREECE
Friday
14/03/2014
16:00
DEPART
OLYMPIA (KATAKOLON
GREECE
Saturday
15/03/2014
07:00
ARRIVE-DOCK
PIRAEUS (ATHENS)
GREECE
Saturday
15/03/2014
17:00
DEPART
PIRAEUS (ATHENS)
GREECE
Sunday
16/03/2014
08:00
ARRIVE-DOCK
IZMIR (EPHESUS)
TURKEY
Sunday
16/03/2014
18:00
DEPART
IZMIR (EPHESUS)
TURKEY
Monday
17/03/2014
13:00
ARRIVE-DOCK
ISTANBUL
TURKEY
Tuesday
18/03/2014
20:00
DEPART
ISTANBUL
TURKEY
Wednesday
19/03/2014
00:00
CRUISE


Thursday
20/03/2014
00:00
CRUISE


Friday
21/03/2014
08:00
ARRIVE-DOCK
NAPLES/POMPEII
ITALY
Friday
21/03/2014
18:00
DEPART
NAPLES/POMPEII
ITALY
Saturday
22/03/2014
05:00
ARRIVE-DOCK
CIVITAVECCHIA (ROME)
ITALY

Embarcando rumo ao Mediterrâneo
Dia 12/03: Chegamos ao Porto de Civitavecchia, aproximadamente uma hora da capital da Itália, por volta das 12 horas, efetuamos o check inn (muito organizado) e embarcamos no navio Jade. Após um lanche, fomos fazer um reconhecimento do navio, que possui 14 andares, 2 piscinas, 4 jacuzzis, cassino e um imenso teatro,além, claro diversos restaurantes e lanchonetes. Partimos de Civitavechia às 17horas e seguimos rumo às nossas aventuras. No dia 13, passamos o dia inteiro navegando, o que nos deu oportunidade de conhecer melhor o nosso navio.

Ruínas de Olympia
Almoço no Agriturismo Magna Grécia
Dia 14/03: Nossa primeira parada foi em Olympia (Katakolon), cidade da Grécia famosa por ter sido o local onde se realizavam os primeiros jogos olímpicos, também conhecida pela gigantesca estátua de Zeus em marfim e ouro, criada por Fídias, que foi uma das sete maravilhas do mundo antigo. Atualmente, de quatro em quatro anos no restaurado estádio de Olímpia é acessa a tocha que é transportada por atletas até ao local da realização dos jogos. O tour programado pelo Cruzeiro teve mais ou menos 6 horas de duração e começou com o traslado para a cidade, e um guia explicando tudo sobre as primeiras olímpiadas. Paramos para conhecer o único estádio do mundo todo feito em mármore. Tivemos oportunidade de visitar um Museu Arqueológio de Olympia, acompanhando as descrições do guia. Em seguida fomos conhecer uma fazenda familiar Agriturismo Magna Grécia, aproximadamente a 25 milhas de Katakolon, com direito a uma breve apresentação de técnicas de fabricaçao de vinhos. Agradável tarde, com comida e vinho excelentes e apresentaçao de danças folclóricas.
A famosa Acrópole em Atenas
15/03: Athenas é a capital da Grécia,  figura entre as mais antigas cidades de mundo, tendo sido fundada há mais de seis mil anos. A cidade é um dos maiores centros mundiais para a pesquisa arqueológica, uma vez que possui inúmeros sítios arqueológicos localizados no centro da cidade. Dentre eles se destaca a Acrópole, o antigo centro sagrado da cidade, célebre em todo o mundo tanto por sua relevância histórica como pelas ruínas de edifícios clássicos importantes como o Partenon e o Erecteion. O tour teve duração de 6 horas.

Ruínas em Ephesus
16/03: Izmir, considerada a “pérola do Egeu”, possui, atualmente, cerca de três milhões de habitantes. Izmir, começou a ter importância sob o domínio do império romano, mais tarde do bizantino e, finalmente, do império otomano, sendo a terceira cidade da Turquia, perdendo apenas para Istambul e Ancara (a capital). É o ponto de partida para para explorar pontos turísticos da região. A antiga cidade de Ephesus está localizada fora da cidade,  é considerada o maior sítio arqueologico da Turquia, fundada 2000 anos AC. A cidade era dedicada a deusa Artemis e seu templo foi considerado uma das sete maravilhas do mundo antigo. O passeio para Ephesus é imperdível. Logo após, fomos conduzidos a um local para ver uma apresentação de confecção de tapetes, com direito a café, chá e sucos. Tempo do passeio cinco horas.

Mesquita Azul em Istambul
O famoso Grand Bazaar
17/03: Istambul -  antiga Bizâncio e Constantinopla, é a maior cidade da Turquia, a quinta maior do mundo, rivalizando com Londres como a mais populosa da Europa. A grande maioria da população é muçulmana, mas também há também cristãos e judeus. A cidade ocupa ambas as margens do Estreito de Bósforo e do norte do Mar de Mármara. A beleza e a situação estratégica do local onde a cidade se encontra, a sua rica e extensa história, patente nos inúmeros monumentos, a mistura única de Ocidente e Oriente, tudo contribui para fazer de Istambul um destino turístico para milhões de turistas. A moeda utilizada é a Lira turca (YTL). Ao descer do navio já é possível fazer um passeio pelos arredores, para tirar algumas fotos. No navio contratamos dois passeios: Um city tour  começando pelo incrível Sultan Ahmet Camii (a Mesquita Azul), que é visível de vários pontos da cidade. Seguindo para a Catedral de Santa Sofia, construída no século VI, foi a maior igreja do mundo até 1453, quando foi transformada em mesquita. Visitamos ainda, as grandes cisternas subterrâneas, localizadas ao lado do Museu de Santa Sofia. Seguimos para o Grand Bazaar que tem milhares de lojas, um dos maiores e mais antigos mercados cobertos do mundo. Duração de 7 horas. O outro passeio foi noturno, para assistir a um show de danças folclóricas, já incluídos jantar e bebidas.O tempo de duração foi de 2 horas e meia.


Sorrento
21/03: Nápoles é a terceira cidade mais populosa da Itália após Roma e Milão e é conhecida mundialmente pela sua história, sua música, seus encantos naturais e por ser a terra natal da pizza. O centro histórico de Nápoles é Património Mundial da UNESCO. Fizemos um passeio para Sorrento, passando pela costa, também é uma atração em si, com belíssima vista de todo aquele mar infinito. Tempo do passeio 5 horas.

22/03: Chegamos às 7 horas e desembarcamos às 9 horas. Um ônibus nos conduziu até a saída do Porto, onde podem ser contratados passeios e traslados. Mas, nós seguimos a pé para a Estação de Trem, pois seguiríamos viagem para Milão. Viagem essa que relataremos em um novo post.
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário