sexta-feira, 2 de maio de 2014

CURTINDO FLORIANÓPOLIS

Viagem programada para comemoração do aniversário do meu marido. Dessa vez, aproveitamos uma promoção de passagens da GOL, arrumamos as malas e fomos passar uns dias em Florianópolis, que não visitávamos há algum tempo. A ilha de Santa Catarina possui uma forma alongada e estreita, com mais ou menos 54 km, com várias enseadas, ilhas, baías e lagoas. Dentre os atrativos turísticos salientam-se as localidades das primeiras comunidades de imigrantes açorianos, como Ribeirão da Ilha, Lagoa da Conceição, Santo Antônio de Lisboa. Segundo dados de um levantamento completo sobre as praias da capital catarinense, foram mapeadas mais de 100 praias, algumas ainda pouco conhecidas, mas a maioria já faz parte do roteiro turístico. A Lagoa da Conceição é outro local bastante procurado por turistas, devido a quantidade de restaurantes e bares.
Praia Brava
Hospedagem: Antes de reservar o hotel, é necessário definir o local da ilha que se deseja estabelecer como principal, porque uma região fica bem distante da outra, e elas têm perfis diferentes entre si. Ao norte há mais praias urbanas e familiares, como Canasvieiras, Lagoinha e Brava. Nas praias do sul estão as pousadas que proporcionam maior contato com a natureza. A região da Lagoa da Conceição concentra o público jovem, que se entrega à vida noturna local e opta por hostels. No Centro, estão hotéis executivos e mais sofisticados. No nosso caso, optamos pelo Hotel Praia Brava, reservado por meio do site Booking.com.br, um 3 estrelas localizado na de mesmo nome, que nesse época do ano, estava bastante tranquila, e a maioria dos restaurantes e lanchonetes não estavam funcionando. O hotel possui boas acomodações, com uma piscina fria e uma aquecida, interessante para descansar à noite, depois de tantas caminhadas.  

Dunas na Praia da Joaquina
Clima: Conforme o site Viajeaqui.abril , a melhor época para passear em Floripa é  no verão, época de baladas e sol todo dia. Entre maio e setembro, as temperaturas costumam cair bastante, e muitos hotéis, pousadas e restaurantes nem chegam a abrir. Em outubro, a Festa Nacional da Ostra e da Cultura Açoriana movimenta a cidade. No verão, a temperatura média varia entre 29 e 34 graus e no inverno chega a 7 a 12 graus. Antes de viajar, verificamos o site do Weather Channel  e a previsão era de tempo instável, sujeito a chuvas.No entanto, o clima estava bem agradável e (thanks God) não foi preciso tirar os casacos da mala.
Transportes: Optamos por alugar um carro, visto que nosso hotel estava situado bem ao norte da ilha e tínhamos programado visitar algumas praias mais distantes. Por meio da empresa Movida.com.br , alugamos um carro no próprio aeroporto, sem reserva antecipada. 

Santo Antonio da Lisboa
Atrações: O ideal é se locomover de carro, pois as distâncias são grandes entre as diversas praias. As partes mais tradicionais são Santo Antonio da Lisboa, Sambaqui e Ribeirão da Ilha. As praias mais badaladas são Jurerê, Joaquina, Mole e Canasvieiras. O centro histórico também merece uma visita.
Cuidados necessários: Florianópolis foi considerada uma das  cidades brasileiras com melhor qualidade de vida para se morar. De um modo geral, é bem tranquila, mas alguns cuidados básicos devem ser tomados com pertences e bolsas. Um GPS para se deslocar com o carro é sempre útil. Tenha sempre a mão um protetor solar, água mineral, chapéus e óculos para proteção. E bastante fôlego para passear e desfrutar da culinária local.
Abaixo descrevemos o roteiro da nossa viagem e nossas aventuras:  
1 Dia: Saímos de Brasília às 10 hs, num vôo com escala em São Paulo e chegada em Florianópolis às 12h e 15 minutos. Retiramos o carro no aeroporto, seguindo para o check in no Hotel. Já passava das 15 horas, quando saímos para almoçar em Canasvieiras. Foi difícil localizar um restaurante aberto, pois fora do verão poucos funcionam. À noite, saímos para jantar no Trilegal Bar e Restaurante, um barzinho beira mar, com música ao vivo e cardápio recheado de frutos do mar. Saboreamos um rodízio de frutos do mar e aproveitamos para brindar o aniversário do meu marido (já comemos melhores). No hotel foi distribuído aos hóspedes gratuitamente, o Guia de Gastronomia, Bares e Restaurantes  2014 de Santa Catarina, da Abrasel, que nos auxiliou na hora de escolher os restaurantes e lanchonetes, durante toda a viagem. Excelente publicação.
Restaurante Ostradamus
Lagoa da Conceicão
2 Dia: Resolvemos conhecer o Ostradamus Bar e Restaurante, situado em Ribeirão da Ilha, especializado em frutos do mar, principalmente ostras. Foi indicado várias vezes como um dos melhores restaurantes da cidade pela Revista Veja. Provamos as deliciosas ostras gratinadas, e complementamos com um prato de nome esquisito "Arrombasi Istepô", frutos do mar diversos, flambados na cachaça de sassafras e anis, temperados com pimenta dedo de moça, maça grelhada, amêndoas tostadas e arroz.  Interessante sabor agridoce, sem ser muito picante. Recomendamos. Em frente há uma loja que comercializa produtos com a logomarca do restaurante, onde aproveitamos para tomar um café e comer uma espécie de pastel de belém. Seguimos para conhecer a Praia da Joaquina, passando pela Lagoa da Conceição e pela Praia Mole.
3 Dia: O dia amanheceu um pouco nublado, aproveitamos para uma caminhada na praia. Em seguida fomos conhecer o centro histórico e o famoso Mercado Municipal, que foi construído em duas etapas: a primeira, em 1899, e a segunda em 1915, bem como as torres, as pontes que as interligam e o vão central. Conta com 140 boxes, onde encontramos roupas, utensílios, alimentos e trabalhos de artesanato em cerâmica, palha e vime. Importante é que não funciona aos domingos. Fomos lanchar no Box 32 Bar e Restaurante, ponto de encontro da cidade, considerado o balcão mais democrático do Brasil, pedimos um cerveja local e um pastel de frutos do mar. Devido ao seu sucesso do bar, por ter aparecido em programas de televisão, inclusive no da Ana Maria Braga, achamos os preços um pouco salgados. À noite, reservamos para jantar na Churrascaria Ataliba, rodízio de carnes nobres, com buffet de pratos quentes, saladas e sobremesas. O ambiente bem aconchegante e no jantar em alguns dias da semanda, apenas os homens pagam.
A simpatia do tenista Guga
4 Dia: Após um banho de mar delicioso, fomos almoçar na Ponta D`Agulha Costelaria, onde tivemos a grata surpresa de encontrar com o jogador de tênis Guga, que cordialmente nos atendeu e aproveitamos para tirar algumas fotos. Com ambiente descontraído e agradável, às margens da SC 401, o restaurante é especializado em costela assada, segundo o proprietário por 6 horas. Realmente, vale a pena. Fomos, depois, conhecer Santo Antonio da Lisboa e Sambaqui. No retorno para o hotel, uma parada para conhecer Jurerê Internacional. 
5 Dia: Infelizmente, hora de retornar. Vôo para Brasília as 11 hs da manhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário