domingo, 25 de maio de 2014

VIAJANDO PELA ITÁLIA DE CARRO E DE TREM


Trem da Trenitália para Milão
Centro histórico de Bolzano
Nessa viagem, além do Cruzeiro pelo Mediterrâneo, planejamos ficar mais uma semana passeando pela Itália, utilizando trem e carro. Após o final do Cruzeiro, iríamos seguir de trem até Milão e depois, prosseguir de carro, conhecendo algumas cidades no norte da Itália. Assim que desembarcamos no Porto de Civitavecchia pegamos um ônibus grátis até a saída do Porto e seguimos a pé até a Estação Central da cidade, que fica a cerca de 500 metros, para embarcarmos no trem para Milão. Tínhamos comprado a passagem na primeira classe da Trenitália, pela internet, por volta de 30 euros por pessoa. Decidimos embarcar no trem das 12:30 horas, porque seguiria direto para Milão e não teríamos que fazer escala em Roma. A viagem durou cerca de 6 horas, e pudemos contemplar toda a beleza das paisagens italianas. O trem mostrou-se ser a mais interessante e mais barata forma de se locomover na Itália. Havíamos feito um roteiro de 07 dias para conhecermos algumas cidades que ainda não conhecíamos e incluiu Bolzano, Bolonha, Maranello, Pisa, La Spezia e Gênova.    
 Hospedagem: Fizemos as reservas pelo site Booking e Hoteis.com para todas as cidades.   
Clima: Verificamos a previsão do tempo para o período utilizando os sites Weather Channel  e o Climatempo, e constatamos que teríamos dias frios e chuvosos. O clima na Itália varia um pouco do sul para o norte, sendo que em Milão faz mais frio do que em Roma. Em algumas cidades como Bolzano estava muito frio, por volta de 6 graus a noite e acordamos com alguns pontos de neve.
Transportes: Alugamos um carro por meio da empresa Hertz, para podermos nos deslocar entre as cidades. O aluguel é do carro e o preço da gasolina são bem mais caros na Europa do que nos EUA. O pedágio é outro custo que você também tem que considerar. Nos centros maiores como em Milão, o metrô é o meio de transporte mais indicado, devido a dificuldade em estacionar o carro.  


Atrações: Optamos por conhecer os principais pontos turísticos, listados por meio do site Tripadvisor.
Cuidados necessários: O planejamento abrangeu pesquisas sobre as melhores opções de roteiros para o cruzeiro, o clima, a hospedagem no dia da chegada e da saída, os traslados. Para viajar para Europa não é  necessário ter visto, basta apenas o passaporte válido, é exigido também um seguro saúde com valores de assistência de 30.000 euros. Como a maioria dos passeios é feito em sítios arqueológicos muito antigos, um sapato confortável é item obrigatório e a máquina fotográfica indispensável.
Dicas: Fomos até a TIM e compramos um chip (una SIM prepagata), gastamos por volta de 20 euros para um mês de internet grátis, com franquia de 500MB/semana, suficiente para estar em contato com todos via e-mail, Skype, MSN, Instagram, Facebook, etc. Se for dirigir é necessário tirar a carteira internacional, basta entrar no site do Detran e pagar uma taxa, depois é só ir buscar a carteira. Não esquecer de atualizar o GPS com o mapa da Italia.
Abaixo, o relato da nossa excelente viagem:
Duomo de Milão
1 dia - Roma/Milão – Chegamos no Porto de Civitavecchia no sábado e prosseguimos de trem para Milão. Pegamos o trem das 12h15min e chegamos em Milão às 18h50min. Pegamos um táxi até o nosso hotel, cerca de 10 minutos e pagamos 10 euros. Reservamos o Hotel Íbis Milano Centro, um 3 estrelas excelente, com preço razoável, boas acomodações e café da manhã, mas o estacionamento é pago. Após o check in, saímos para jantar, mas havia poucas opçoes ao redor do hotel, então, escolhemos o restaurante chinês Sangri-la, que gostamos muito, a comida é deliciosa. No dia seguinte saimos cedo para Bolzano.
Castelo Haselburg em Bolzano
2 dia - Milão/Bolzano – 278 km ou 2 h 50 min – Pegamos o carro cedo no aeroporto de Linate e seguimos para Bolzano, nos Alpes Dolomíticos. Após o check in no Hotel Ariston, fomos conhecer o Shopping Center e almoçamos no Restaurante Old Wild West, que serve comida americana típica, excelente. Infelizmente, não foi possível ir ao Museu Arqueológico Dell`alto Adige para ver o Otzi, uma múmia masculina encontrada na fronteira da Áustria com a Itália, com cerca de 5.300 anos, como era domingo, o museu fechava mais cedo. Seguimos para conhecer o Castelo Haselburg e tivemos uma bela vista de Bolzano. A noite, jantamos numa tratoria perto do hotel.
Centro histórico de Bologna
3 dia - Bolzano/ Bologna – 301 km ou 2 h e 40 min. Chegamos em Bolonha na hora do almoço. Almoçamos bem no centro da cidade, na Tratoria Clavature. As principais atrações da cidade são Piazza Maggiore, a igreja de San Petronio, as torres Asinelli e Garisenda e a Abadia di Santo Estefano. Seguimos, depois, para Maranello para visitar o Museu da Ferrari. Nos hospedamos no Maranello Village, todo decorado com as cores da Ferrari, muito interessante. A noite fomos jantar em Modena, no Roadhouse, com direito a cerveja bem gelada e New York Steak delicioso.
Village Maranello
Museu da Ferrari em Maranello
Torre inclinada em Pisa
Porto Venere ao lado da La Spezia
4 dia - Bologna/Pisa – 180 km ou 1 hora e 52 min. Passamos em Pisa, onde tivemos a oportunidade de assistir a um desfile medieval, bem interessante. Almoçamos no Restaurante La Buca e seguimos para Cinque Terre - 246 km ou 2 h e 46 min. Ficamos hospedados no Hotel La Branda Guest House em La Spezia. Trata-se de uma hospedaria, bem simples, sem balcão de atendimento, mas em frente a estação de trem que nos conduz a Cinque Terre, nome dado a um acidentado trecho de terra que compreende as comunas de Monterosso, Vernazza, Riomaggiore, com os distritos de Corniglia e Manarola. Estas localidades foram declaradas Patrimônio da Humanidade pela Unesco, são caracterizadas pelo relevo montanhoso próximo ao mar. Passamos apenas um dia, mas, na verdade seriam necessários pelo menos mais uns dois ou três dias para conhecer melhor o local.  
Trem para Cinque Terre
5 dia -  Passamos o dia passeando de trem, subindo e descendo em cada uma das Cinque Terres. No final do dia, fomos conhecer Genova, apenas para tirar umas fotografias, pois o trânsito é muito intenso, depois seguimos para Milão.
Genova/ Milão 145 km ou 1 hora e 39 min. Ficamos hospedados no Hotel Edy Milano, é um hostel bem localizado ao lado de uma estação do metrô, perto de um Carrefour e do excelente Restaurante Gemelli Diversi. 
Interior da Galeria Vittorio Emanuele

6 dia - Após o café da manhã, fomos ver a Santa Ceia na Basílica Santa Maria della Grazie, às 11:45 hs. Os ingressos devem ser comprados com 3 meses de antecedência no site Cenacolo Vinciano, mas, no nosso caso, conseguimos comprar pelo telefone seguindo a dica do blog de viagem Viajenaviagem. Deve-se chegar 20 minutos mais cedo para trocar o ingresso. Logo após, fomos visitar os principais pontos turísticos de Milão: Duomo, Galeria Vittorio Emanuele e os jardins do Castelo Sforzesco.
Jardins do Castelo Sforzesco


7 dia – Resolvemos passear um pouco mais por Milão e fomos conhecer o Teatro Scala, em seguida voltamos para o hotel para fazer as malas pois já era hora de retornar ao Brasil. Fomos para o Aeroporto devolver o carro e pegamos o avião para São Paulo às 20 h e 35 min.Gostamos tanto dessa viagem que já estamos com saudades da Itália e esperamos retornar em breve.



Nenhum comentário:

Postar um comentário