quarta-feira, 8 de julho de 2015

NAVEGANDO NAS AGUAS AZUIS DO CARIBE

Nos últimos anos, as viagens de navio se tornaram muito populares. A oportunidade de usufruir, em um mesmo lugar, de hospedagem cinco estrelas com sistema all inclusive, várias opções de restaurantes,
Oasis of the Seas
Interior do Oasis of the Seas
passeios, excursões e muita diversão vem influenciando famílias inteiras e grupo de amigos na hora de escolher um Cruzeiro para passar datas comemorativas. Com a vantagem de que se a viagem for programada com alguma antecedência pode sair bem mais barata. As promoções vão desde descontos para o segundo passageiro até vantagens para pessoas acima de 55 anos e tantas outras. O primeiro passo é escolher o roteiro que se deseja fazer, em seguida verificar a melhor época e o quanto se quer gastar. Para um passeio mais econômico, opte por cabines internas, escolha excursões mais baratas e evite pacotes de bebidas, geralmente, o item mais caro em alguns navios. Algumas pessoas preferem escolher primeiro o destino, mas outras preferem começar definindo o navio ou até mesmo o porto de partida. A maioria dos navios conta com um grande número de restaurantes e lanchonetes, locais para ouvir boa música ou dançar, além, é claro, piscinas, jacuzzis, pista de corrida, academia, cassino e shows todas as noites. São tantas atividades que você precisa se programar para não perder nenhum evento interessante. No navio, o acesso a internet é taxada, geralmente por minuto, e, costuma ser um pouco cara.   
Central Park Oasis of the Seas
É de praxe conceder gorjetas à tripulação do cruzeiro, mas você pode pagá-las antecipadamente, para não ter que se preocupar com isso durante o Cruzeiro. Apesar de as bebidas alcoólicas e refrigerantes serem, geralmente, cobradas à parte, existem opções de pacotes de drinks que podem ser mais interessantes, vale conferir. Para as crianças existe uma equipe de recreação a bordo responsável pelo entretenimento com jogos e brincadeiras, o que deixa os pais livres para participar de mais atividades. Alguns cruzeiros são temáticos, ou seja, direcionados a um determinado grupo de pessoas: musicais, fitness, gourmet, etc..

Antes de embarcar: procure comprar a passagem aérea de modo a chegar no dia anterior a sua partida e hospede-se, preferencialmente, em um hotel perto do Porto para facilitar seu traslado. Algumas companhias possuem traslado ida e volta do aeroporto que devem ser checadas no site. Verifique as opções de excursões e faça as reservas antecipadamente. Se for comemorar alguma data há opções de pacotes comemorativos com flores, enfeites, champanhe e bolos. 

Documentação: Os documentos pessoais exigidos para viagem dependem do roteiro escolhido:documentos de identificação, passaporte válido, vistos consulares, autorização para menor viajar desacompanhado de um dos pais, comprovantes de vacina exigidas em certos países e etc, são de inteira responsabilidade dos hóspedes. De um modo geral, os passageiros devem preencher alguns formulários online, escolhendo a forma de pagar suas contas a bordo (cartão de crédito ou dinheiro). Esses formulários devem ser levados no dia do embarque, pois fazem parte do check in.
O que levar: Para o dia: shorts, camisetas, calças compridas, saias informais, blusas e vestidos, seja para ambientes internos ou externos. Para os dias ensolarados trajes de banho, saídas de praia, chapéus, óculos, protetor solar, uma pequena sacola para piscina. Para frequentar a academia de ginástica: shorts, camisetas, meias e um par de tênis. Para economizar espaço na mala, opte por camisas e calças ou saias que combinem entre si, formando três ou quatro conjunto. Use o sapato mais fino para o dia do embarque e desembarque, e leve na mala apenas sandália e tênis. Guarde um espaço para comprar lembrancinhas a bordo ou nos portos de escala. Para as noites: vestidos mais formais para mulheres e calça e camisa para homens; já para o jantar com o Capitão, traje esporte fino e terno. Para os passeios em terra, que geralmente, incluem caminhadas, sugere-se o uso de calçado confortável, chapéu, protetor solar, às vezes repelentes, e se for mergulhar snorkel. Para entrada em igrejas ou templos pode ser necessário uma roupa mais conservadora, inclusive lenços para proteger os cabelos. Convém levar, ainda, uma capa de chuva e uma roupa de frio para emergências.
Central Park do Oasis of the Seas
Bagagens: Lembre-se de identificar suas malas, no site são disponibilizadas etiquetas com o número do seu quarto, que deve ser afixada na parte superior da mala. Interessante levar para o primeiro dia do cruzeiro, uma bolsa com os documentos de viagem, uma troca de roupas, de preferência traje de banho, chinelos  e remédios que possam ser necessários. Dessa forma, você não terá que esperar que a sua bagagem chegue na cabine.
Excursões: No site da empresa, acesse para reservar as excursões que pretende fazer, escolha com atenção, verifique a dificuldade do passeio, o que levar  e o tempo, geralmente, os passeios mais interessantes se esgotam rapidamente. É possível fazer reservas no próprio navio, mas prepare-se para enfrentar uma fila imensa.

Nosso Roteiro:  
Fort Lauderdale
Escolhemos fazer um cruzeiro num dos maiores navios da Royal Caribbean, tão elogiado em sites de viagens, o Oasis of the Seas que possui um design inovador com sete ambientes distintos de modo a garantir a diversão ao máximo.  O Central Park é um jardim tranquilo com lojas e restaurantes requintados, que nos convida a um passeio ou a ouvir uma boa música. Para os amantes de esportes, uma tirolesa por cima do parque é uma boa pedida ou até mesmo o Flowrider, um simulador de surfe. Para agitar a noite, shows como Cats da Broadway, conjuntos musicais de todos os ritmos e bares para um bom drink. A academia de ginástica oferece atividades para todos os gostos, inclusive ioga e pilates (pagas à parte). Para os que preferem tomar sol, o complexo é composto de 4 piscinas, incluindo o Solarium, um refúgio somente para adultos, além de10 banheiras de hidromassagem, duas das quais suspensas com vistas para o mar. O cruzeiro escolhido foi de 7 dias, que relato a seguir:
 


Fort Lauderdale - Flórida
É um dos portos de partida da Royal Caribbean, assim como Miami e Port Canaveral. Suas praias são famosas pelas areias brancas e mar muito azul, bem como pela infraestrutura de restaurantes e shoppings. Os passeios que podem ser contratados incluem: city tour, compras em shoppings como o Sawgrass Mills, um dos maiores dos EUA e um dos mais interessantes, a visitação aos famosos Everglades, pântanos onde se podem visualizar animais e aves, inclusive os jacarés americanos (aligators).  




Labadee - Haiti
Labadee - Haiti
É uma ilha exclusiva da Royal Caribbean com praias límpidas e areia brancas, para relaxar o dia inteiro nas diversas cadeiras de praia, o churrasco é servido em alguns restaurantes distribuídos pela ilha. Pode-se comprar bebidas como cerveja e um drink tradicional do Haiti, um pouco doce. É possível participar de passeios incríveis como o Dragon’s Tail Coaster ou flutuar na maior tirolesa sobre a água no Caribe, chamada Dragon’s Breath Flight Line. Um mergulho no mar azul do Caribe vale a pena, se possível leve um snorkel. Outras opções incluem aluguel de kaiak ou jetski para explorar a ilha, passeios pela costa de barcos e mergulhos.  

Falmouth - Jamaica
Praia de Montego Bay na Jamaica
Cidade histórica que serve de entrada para três destinos turísticos bem conhecidos dentro da Jamaica: Ocho Rios, Montego Bay e Negril. Escolha a partir de uma gama de atividades e passeios, tais como Good Hope Great House, uma antiga plantação pela qual a Jamaica ficou famosa. Green Grotto Cave e Dunns River Falls, visita a uma gruta e escalada em uma cachoeira, bem interessante; diversas opções de passeios, encontro com golfinhos, mergulhos, city tour ou simplesmente fazer compras no duty free e lojinhas de lembrancinhas ao lado do Porto.

Cozumel - México
Praia em Cozumel - México
É a mais extensa ilha do México, onde o espanhol é a língua oficial, possui lindas praias com águas mornas, várias ruínas maias, boa comida e o atendimento caloroso dos mexicanos. Os principais passeios incluem um city tour, visitação às ruínas maias, encontro com golfinhos, catamarãs e mergulhos com snorkel. 
Ruínas Maias em Cozumel

Nenhum comentário:

Postar um comentário